sexta-feira, 19 de abril de 2013

" Uma Mudança de Ponto de Vista - Matej Peljhan "


Olá amigos,

Ontem eu li uma reportagem no site da revista crescer e me “tocou” muito, é a respeito de um fotógrafo que realizou o sonho de um menino cadeirante.

Segundo o site da Crescer o fotógrafo Matej Peljhan fez um ensaio fotográfico com o menino Luka, de 12 anos, para transformar seus sonhos em realidade. O garoto tem uma doença que não o permite realizar muitos movimentos e passou a maior parte de sua vida em uma cadeira de rodas. Como qualquer criança, ele queria brincar e fazer esportes. Uma mudança de ponto de vista resolveu o problema. Leia o relato de Matej e confira algumas fotos do ensaio, batizado de Pequeno Príncipe - em referência ao livro do francês Antoine de Saint-Exupéry.

"Essa é a história real de um garoto de 12 anos, chamado Luka, que sofre de distrofia muscular, uma doença que faz seu corpo ficar fraco e limita seus movimentos. Mesmo as atividades cotidianas como tomar banho, comer e se vestir só são possíveis com a ajuda de outras pessoas"
 

"A única coisa que ele é fisicamente capaz de fazer são pequenos movimentos com os dedos. Eles o ajudam a pilotar o controle da sua cadeira de rodas, assim como segurar uma canetinha, com a qual ele faz desenhos em pequenos pedações de papel. São desenhos que libertam suas ideias e imaginação"
 

"Ele tem consciência de seu destino, mas nem por isso desiste. Ele não quer que os outros tenham pena dele, quer ser positivo e se concentrar nas coisas que ele ainda consegue fazer"
 

Há pouco tempo, durante uma de nossas conversas, ele expressou seu desejo de se ver em uma foto, andando por aí e fazendo todos os tipos de travessuras. À primeira vista, um pedido irrealizável, e o Photoshop não foi considerado uma possibilidade. No entanto, conseguimos! Só era necessário mudar nossa perspectiva. Luka sabe fazer isso. E ele nos desafiou a provar que também éramos capazes"

 



Eu fiquei comovida e emocionada com a história e achei o ensaio de uma sensibilidade encantadora, espero que vocês também tenham gostado.

Beijos
Créditos das imagens: Matej Peljhan

4 comentários:

  1. Nossa, muito incrível a história do menino e o trabalho desse fotógrafo.. As fotos ficaram lindas!

    Adorei o teu post.. Beeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nicole, tbm achei incrível, pois gosto de ver outros pontos de vista!!

      Excluir
  2. Fantástico o trabalho do fotógrafo!Obrigada por compartilhar Alana! Beijo doce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço o carinho que recebo de vocês a cada post.
      Beijos

      Excluir