terça-feira, 8 de outubro de 2013

" 18 é Pouco "


Olhei o comercial da campanha '18 é pouco' e mexeu muito comigo. Tudo que envolve jovens e acidente me traz muitas lembranças, infelizmente nem sempre boas. Porém, a intensidade dessa campanha é muito maior porque '18 é pouco' mostra o nosso triste cenário com tantas mortes de jovens, vidas que se vão num piscar de olhos.
O vídeo abaixo acabou comigo e me deixou em lágrimas na cena do celular quebrado em meio ao acidente tocando e na tela escrito mãe.
 
 

Fica abaixo o depoimento de Diza Gonzaga, mãe do Thiago de Moraes Gonzaga que morreu em um acidente de carro aos 18 anos, ela é Presidente de uma fundação que leva o nome do seu filho, onde luta para mudar as leis brandas e tenta diminuir esse índice de mortalidade no trânsito que acompanhamos no cotidiano.

''Quanto tempo dura a vida? Há quem morra sem ter vivido. Há os que a experimentam aos goles e os que mergulham na experiência de estar aqui por um curto período, como meu filho Thiago.

Uma vida inteira teria sido pouco para ele, que, com 18 anos, foi borboletear longe de nós. Mas sua existência vai além do acidente de carro que o levou na madrugada fria de 20 de maio de 1995.

Aos 18 anos ele já sabia estudar. Já sabia escolher. Já sabia amar. Já experimentava ser livre. Assim que nasceu, foi convidado a viajar. Convidado a participar.

Quando nasceu o adulto, o Thiago nem era tão adulto assim… Ainda tinha muito a aprender. Teria a vida inteira pela frente. Mas assim que nasceu, um acidente o levou… E a vida acabou no começo.

18 é pouco para viver. A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga nasceu de uma vida interrompida aos 18 anos. Trabalha há 18 anos para que vidas não sejam interrompidas e para mudar o fim de muitas histórias.

18 é muito… Nesses anos contribuímos, estimulamos e vimos muitas mudanças acontecerem: a aprovação do Novo Código de Trânsito; o uso do cinto de segurança; a obrigatoriedade da cadeirinha para o transporte seguro das crianças e do uso do capacete para os motociclistas e a proibição do consumo de álcool para quem vai dirigir. Mas, mais do que nas leis, contribuímos para despertar a consciência e o engajamento de milhares de jovens e adultos que cerram fileiras como voluntários da causa do Vida Urgente.

Mas temos muito a conquistar. Os números do trânsito ainda são de guerra, e o Brasil está entre os países mais violentos e que mais matam no trânsito do mundo.

Agora, ao completarmos 18 anos, precisamos mais do que nunca de você para continuarmos sendo Vida Urgente. Precisamos redobrar nossos esforços, pois a violência no trânsito não tem dado trégua e é a principal causa de morte de jovens em nosso país.

Por tudo isso, eu te convido, nos ajude a manter esse “exército” que salva vidas e juntos vamos construir um Brasil mais fraterno e um futuro no qual os nossos filhos tenham o direito de ir e vir, sem que isso signifique ficar no meio do caminho.

Vem com a gente www.18epouco.com.br! Vida Urgente, porque a vida é tudo!''

Fonte: Diza Gonzaga /Presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga/Publicado originalmente em Zero Hora.

 

2 comentários:

  1. Querii, vi esse vídeo na tevê, mt emocionante.. Realmente 18 é pouco e é preciso dar mais valor à vida.

    Ótimo post. Beeijos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!! Acho que motivação é tudo sempre, motivação é importante quando se está por cima e também principalmente quando as coisas vão mal... fiz um vídeo falando justamente de quando as pessoas torcem por alguém enquanto ela está vencendo, depois, quando ela perde uma vez, esquecem da mesma e parece que nada do que ela fez antes, sequer existiu... dá uma olhada http://youtu.be/SDZpcLq4UZc tenho certeza que vai gostar! Veja se você concorda... ;)

    ResponderExcluir