quarta-feira, 5 de setembro de 2012

"Paralímpicos ou Paraolímpicos?"


Oi amigos,
 
Muitas pessoas me perguntaram por que agora se escreve paralímpico em vez de paraolímpico. Eu também não sabia e fui pesquisar.
 
Segundo a revista Veja, em novembro do ano passado quando foi divulgada a logomarca do evento, o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), assim chamado desde sua fundação, em 1995, aproveitou para anunciar que estava trocando de nome ‘para se alinhar mundialmente aos demais países’. Para tanto, deixava um ‘o’ pelo caminho, tornando-se oficialmente o Comitê Paralímpico Brasileiro. Na mesma data, estipulava um prazo de 18 meses – que vence em maio do ano que vem – para que as entidades a ele filiadas se atualizem ortograficamente.
 
Na prática, isso significa que a palavra ‘paraolímpico’ tem seus dias contados. Normalmente não é tão grande o poder de entidades reguladoras sobre a língua que as pessoas de fato falam. Neste caso, porém, trata-se de um campo ainda em processo de organização e que depende pesadamente da esfera oficial. Isso me leva a prever que a velha grafia ‘paraolímpico’ não terá a menor chance, embora a forma ‘paralímpico’ ainda nem apareça em nossos dicionários ou no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.
 
Beijos

4 comentários:

  1. Ah, mas que interessante! Eu não sabia...
    Mas cada vez que eu for falar paralimpico vou explicar a mudança do nome, pra não acharem que estou comendo um "o" sem querer... =P

    Beijoos,


    www.kakafenster.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha posso dizer o mesmo Ká... achei muito estranho.
      Beijos

      Excluir
  2. Eu também, ainda não me acostumei com a nova pronúncia hehe
    Vou aproveitar teu post pra falar pra algumas pessoas que comentaram sobre a mudança do nome.

    Beeijos

    ResponderExcluir