quarta-feira, 30 de maio de 2012

“Falta de respeito com as vagas exclusivas”



Boa tarde, amigos,
 
Gostaria de compartilhar com vocês o que acontece seguidamente com uma conhecida minha que também é cadeirante assim como eu. A diferença entre nós é que ela já tem seu próprio carro (uma conquista que ainda quero conseguir). O que está acontecendo é que quando ela estaciona seu carro em uma vaga para deficientes sempre vem alguém e “cola” o carro na porta do carro dela impedindo-a de entrar no carro. Isso é um absurdo!
Aquele símbolo azul com um pictograma de um cadeirante é nada menos que o Símbolo Universal da Acessibilidade. É ele que indica o acesso às pessoas com deficiências, dá preferência em transportes coletivos, delimita vagas exclusivas em estacionamentos, sem sustos, obstáculos ou barreiras.

 


Respeitar as vagas não é uma gentileza, é lei! O problema é que no Brasil é mal fiscalizado. As desculpas para usarem essas vagas são absurdas, estão apressados, não enxergaram aquele “pequeno” símbolo pintado no chão, não vão demorar, também porque era a única vaga disponível. Agora eu pergunto: Porque será que era a única vaga disponível?
Além de uma falta de respeito com o deficiente também é com as pessoas que foram atrás de outras vagas por respeitarem aquela ali, porque pelo contrário ao que as pessoas pensam não foi sorte ela estar livre só esperando você chegar.
Ser otário não é considerado uma deficiência, então, por favor, não estacione nessa vaga!
Olhem esse vídeo, que a TV cultura está exibindo num comercial muito legal da Associação Desportiva para Deficientes (ADD). O vídeo tem um tom de humor, mas a mensagem é simples e direta: “Quando você estaciona na vaga para deficientes você também está fingindo”.


12 comentários:

  1. Isso aí, ÓTIMO post, muitos acessos já não são os melhores né, e tem pessoas que ainda dificultam, muitos deveriam estar lendo isso...

    Mais uma vez: adorei o blog! hehe

    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Juliana, tem algumas vagas que não são nada acessíveis... e ainda tem os casos das pessoas sem bom senso e educação que utilizam as vagas destinadas a pessoas com deferência física. É lamentável! :(

      Excluir
  2. É isso ai!

    Beijo Charmoso :*

    Ótima quarta-feira!

    ResponderExcluir
  3. Que viagem essa propaganda!!! Mt boa a ideia!
    =D

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse post... Acho importante "lembrar" as pessoas que só a vaga no estacionamento não resolve o problema. Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Nicole, infelizmente temos que sempre estar "lembrando"! Beijos

      Excluir
  5. Quando as vagas são utilizadas por grávidas!! pode isso deste quanto que grávidas são deficientes físicas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No shopping tem vaga reservada para grávidas, idosos e deficientes físico, a vaga de idosos e grávidas é normal só é mais perto e a de deficientes tem mais espaço pra a pessoa descer com a cadeira... Enfim é normal chegar no shopping em Novo Hamburgo e ter grávidas e idosos estacionados na vaga deficientes em vez de estar na vaga deles, acredito que as pessoas não intendam a diferença... só pode.

      Excluir