terça-feira, 14 de agosto de 2012

"O Desafio de andar vendado ou numa cadeira de rodas"


Olá amigos,


Hoje, minha amiga Nicole, do blog http://www.ennefilmes.blogspot.com.br/, mandou-me um link de uma reportagem que mostra uma campanha da Prefeitura Municipal de Campo Bom, sobre uma conscientização com a população em relação às dificuldades e obstáculos que pessoas com deficiências e limitações passam no dia-a-dia.


Segundo o jornal A Gazeta: O que você faria se de repente não pudesse mais enxergar? Ou se não pudesse mais andar? A fim de conscientizar a comunidade para a inclusão das pessoas com deficiência (PCDs) e alertar a comunidade sobre a importância da promoção de ações para este grupo, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedsh), realiza no próximo dia 24 uma grande ação na Praça João Blos. A equipe da secretaria estará na rua convidando transeuntes a vendarem os olhos e se deslocar em cadeiras de rodas para vivenciarem o dia-a-dia de uma PCD e conhecerem a realidade dos deficientes visuais e físicos. A programação da semana especial acontece de 20 a 24 de agosto.

Basquete para cadeirantes - Na programação especial, no dia 23 de agosto, a comunidade poderá assistir a um jogo de basquete muito especial promovido pela Associação dos Lesados Medulares (Leme) de Novo Hamburgo. O jogo com cadeirantes será no Ginásio Municipal Karl Heinz Kopittke, às 15h30min, aberto a toda a comunidade. Durante a programação da semana especial, as PCDs ainda terão diversas outras atividades integrativas, como oficina de artesanato, encontro com troca de experiências e uma tarde de diversão na danceteria.





Espero que tenham gostado, acredito que iniciativas assim fazem a diferença!



Beijos

7 comentários:

  1. Achei o máximo essa ação!!!
    Sempre achei que cada prefeito e vereador novo em uma cidade deveria fazer um treinamento desses.. sair na rua com os olhos vendados, de muletas, em cadeiras de rodas, para na hora de aprovar leis e pensar nos projetos da cidade, eles se lembrem de todos os publicos que vao utilzar esses espaços!
    Campo Bom, como sempre, se superando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah deviam costurar os bolsos deles tambem, pra pararem de pegar nosso dinheiro.

      Excluir
    2. Concordo com você Ká, todos deveriam fazer isso! Beijos

      Excluir
  2. Talvez assim aprendam a respeitar mais, tomara que não seja só marketing de ano de eleição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente sempre tem alguém tirando vantagens em tudo, mesmo assim a campanha é uma iniciativa muito legal!

      Excluir
  3. Sou suspeita pra falar porque amo minha cidade e garanto que isso não é marketing, não é de hoje que a prefeitura de lá se preocupa com a população, a praça e algumas calçadas no centro de Campo Bom foram construídas com marcações semelhantes aquelas de bancos para cegos e com entradas para cadeirantes, claro que só isso não basta, mas fico feliz ao andar pela minha cidade e ver que o dá está sendo feito, o resto fica a cargo das pessoas que devem respeitar e cuidar daquilo que também é nosso!

    Adorei o post, fico feliz que gostou da reportagem!

    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez obrigada por compartilha às coisas que você vê e que tem a ver com acessibilidade. E concordo com você que Campo Bom está bem mais a frente que a maioria dos outros municípios da região.

      Excluir