terça-feira, 31 de julho de 2012

"Manual dos Direitos da Pessoa com Deficiência"


Oi pessoal,



De volta às aulas ontem, comecei a fazer uma disciplina optativa, Teoria Geral do Estado – Ciência Política. A maioria da turma é estudante do Curso de Direito, com minha exceção. Mas vamos lá ver no que vai dar... hahaha



Ainda no clima da aula de ontem, vou compartilhar com vocês a respeito do “Manual dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, lançado no dia 22 de maio do corrente ano pelo IDP (Instituto Brasileiro de Direito Público). Organizado pelos mestres e doutores Carolina Ferraz, George Salomão Leite, Glauber Salomão Leite e Glauco Salomão Leite, esse manual aborda de forma didática e objetiva o sistema legal de proteção das pessoas com deficiência. Esta obra é uma relevante orientação tanto para juristas como para não juristas sobre os direitos das pessoas que possuem necessidades especiais.



Advogado, Doutor em Direito Civil, Glauber conta que ele e todos os outros coordenadores e colaboradores esperam oferecer ao leitor um trabalho jurídico que proponha uma nova leitura da proteção da pessoa com deficiência. “Nosso intuito é informar e conscientizar a sociedade que uma pessoa com deficiência é merecedora de um tratamento absolutamente igual ao dispensado a qualquer outro indivíduo, que ela é merecedora das mesmas oportunidades e que deve ter acesso pleno ao exercício da cidadania”. Reforça que as pessoas com deficiência no Brasil sofrem diversas limitações em seu cotidiano. São obstáculos variados para exercer os direitos mais elementares. “Se fosse para destacar, apenas um dentre os vários obstáculos, eu mencionaria o problema da ‘invisibilidade’”. Segundo ele, são pessoas que não recebem atenção devida das autoridades públicas nem dos entes privados. “É fundamental que a proteção jurídica adequada da pessoa com deficiência seja divulgada e difundida em nosso país. Trata-se, antes de mais nada, de uma questão de cidadania”.



E, para finalizar, essa frase diz tudo: “Contra a ‘invisibilidade’ e o preconceito, nada melhor do que informação e conhecimento”.


4 comentários:

  1. Bah, esse livro deve ser muito bom... Quero um! aushaushauhsa

    Sobre a tua disciplina optativa, sinto lhe informar que não foi a melhor escolha, tu deveria ter feito comigo no meu primeiro semestre ou deveria ter feito Direitos Humanos hehe

    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Nicole, não me desanima já no começo da disciplina. uashusahu eu não fazia ideia que era um disciplina do curso de Direito, mas foi a optativa que tinha disponível. A respeito do livro, me parece ser muito bom, gostaria de ler!
      Beijos

      Excluir
  2. aushausaushausha Capaz... A disciplina não é ruim, mas é um pouco chata. Direitos Humanos tu ia achar muito mais legal, por isso falei.

    Eu queria muito ler, mas é muito caro... Vou esperar alguma promoção ¬¬ hehe

    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, quase dormi na aula essa semana. uashusahuash

      Excluir